Segurança do Paciente e o Ensino sobre Infecções nos Serviços de Saúde: Percepções dos Docentes de Graduação em Enfermagem

Autores

  • Juliana Vaz Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba - PUC, São Paulo (Brasil)
  • Raquel Aparecida de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba - PUC, São Paulo (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v1i1.93

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Prevenção, Segurança do Paciente, Educação em Enfermagem.

Resumo

Introdução: O Enfermeiro é o responsável em atuar na prevenção das infecções em serviços de saúde. Objetivos: Avaliar no curso de graduação de enfermagem com metodologias ativas, a abordagem do tema infecções em Serviços de Saúde; identificar sob a perspectiva do docente a abordagem de infecção em serviços de saúde e verificar as modalidades de ensino aprendizagem que contemplam essa temática. Material e Método: Estudo exploratório-descritivo, documental e quantiqualitativo realizado no Curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participaram 12 (66,6%) docentes que responderam um questionário, contendo uma escala de Likert e perguntas abertas. Resultados: O instrumento mostrou confiabilidade, valor de Alfa de Cronbach de 0,90. Na dimensão Estrutura os docentes sentem-se preparados para abordar o tema e não disponibilizam material no ambiente virtual. No Processo concordaram que as atividades práticas permitem o aprendizado e não houve consenso quanto a abordagem do tema como objetivo de aprendizagem nos problemas. Em Resultado referiram que o aluno realiza procedimentos aplicando os conceitos. Docentes confluíram suas opiniões quanto a importância da abordagem do tema e sugerem que seja mais explorado nos objetivos de aprendizagem. Discussão: Os achados permitiram verificar a potencialidade das metodologias ativas para o ensino de prevenção de infecções nos serviços de saúde e mostrar os pontos que merecem maior ênfase.

Biografia do Autor

Juliana Vaz, Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba - PUC, São Paulo (Brasil)

Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba - PUC, São Paulo (Brasil). Professora pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba - PUC, São Paulo (Brasil)

Raquel Aparecida de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba - PUC, São Paulo (Brasil)

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo (Brasil). Professora pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba - PUC, São Paulo (Brasil)

Downloads

Publicado

2015-11-01

Como Citar

Vaz, J., & Oliveira, R. A. de. (2015). Segurança do Paciente e o Ensino sobre Infecções nos Serviços de Saúde: Percepções dos Docentes de Graduação em Enfermagem. International Journal of Health Management Review, 1(1), 113–131. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v1i1.93