O Assistente Social como Gestor de Casos: Relato de Experiência em uma UBS do Município de São Paulo

Autores

  • Fabiano Macedo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, São Paulo (Brasil)
  • Maria Cecília L. Moraes Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, São Paulo (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v1i1.87

Palavras-chave:

Assistente social, estratégia saúde da família, saúde pública.

Resumo

O assistente social é considerado peça chave para a promoção da coletividade. No âmbito da saúde, seu papel vem se transformando em consequência das novas demandas sociais e, exigências instituídas pelo poder público. A gestão de casos é parte desta conjuntura; trata-se de um trabalho inovador que dialoga com o Sistema Único de Saúde (SUS), já que, condições crônicas e cuidados contínuos tem um lugar de destaque na agenda atual. O relato apresenta a experiência do profissional como gestor de casos, na Estratégia Saúde da Família (ESF) em uma unidade básica localizada na zona sul do município de São Paulo; realizada com uma amostra de 45 pacientes. Entre os assistidos 55,5% foram mulheres, 47% provenientes da Central de Gestão de Casos e, a condição crônica mais prevalente foi Hipertensão Arterial Sistêmica (31%). Quanto as idades, a distribuição foi heterogênea. Dez pacientes (22%) receberam alta por melhora do quadro caso clínico e decréscimo do número de internações. Foi relevante o papel do cuidador doméstico. A vivência reafirma a importância do assistente social como membro da equipe interdisciplinar.

Biografia do Autor

Fabiano Macedo, Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, São Paulo (Brasil)

Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, São Paulo (Brasil). Assistente Social da Unidade Básica de Saúde – UBS, São Paulo (Brasil)

Maria Cecília L. Moraes, Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, São Paulo (Brasil)

Doutora pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo (Brasil). Professora pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, São Paulo (Brasil)

Downloads

Publicado

2015-11-01

Como Citar

Macedo, F., & Moraes, M. C. L. (2015). O Assistente Social como Gestor de Casos: Relato de Experiência em uma UBS do Município de São Paulo. International Journal of Health Management Review, 1(1), 32–49. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v1i1.87