Biossegurança: Responsabilidade no Cuidado Individual e no Cuidado Coletiv

Autores

  • Patricia Gaston de Castro Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL, Curitiba (Brasil)
  • Claudia Alexandra de Andrade Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL, Curitiba (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i2.69

Palavras-chave:

Biossegurança, Cuidado, Acidente Biológico, Riscos, Saúde

Resumo

Em qualquer atividade, o ser humano está sujeito aos riscos de acidentes no ambiente de trabalho. A responsabilidade do farmacêutico em cuidar de si, cuidar dos outros e também ser cuidado por outros, gera uma corrente benéfica tornando o ambiente de trabalho seguro e limpo. O processo de adoecimento no ambiente biológico não se resume a doenças infecciosas ou por contato com perfuro cortante, mas contempla a natureza psicossocial do profissional. A lei de biossegurança e as diversas normativas preconizam ações legais referentes à identificação, classificação e antecipação dos riscos, estabelecendo ainda a obrigatoriedade de mecanismos como treinamentos e equipamentos de prevenção individual e coletiva com fiscalização do seu uso, bem como a educação continuada e serviços especializados em segurança e medicina ocupacional. O profissional deve estar apto a identificar prováveis riscos, determinando as medidas para assegurar a integridade das pessoas, instalações e equipamentos. Face ao exposto, este artigo científico tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica para demonstrar a importância da biossegurança quanto à proteção e manutenção da vida no dia a dia dos profissionais de saúde, seus aspectos normativos, promoção e prevenção da saúde, evidenciando os riscos gerais e específicos.

Biografia do Autor

Patricia Gaston de Castro, Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL, Curitiba (Brasil)

Farmacêutica graduada pelas Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL, Curitiba (Brasil)

Claudia Alexandra de Andrade, Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL, Curitiba (Brasil)

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba (Brasil). Professora do Curso de Farmácia pelas Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL, Curitiba (Brasil)

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Castro, P. G. de, & Andrade, C. A. de. (2016). Biossegurança: Responsabilidade no Cuidado Individual e no Cuidado Coletiv. International Journal of Health Management Review, 2(2), 63–76. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i2.69

Edição

Seção

Artigos