Técnicas anestésicas em cirurgias de membro inferior: revisão dos principais ensaios clínicos

Autores

  • Liliana Grando Alberto
  • Carolina Izzo Piccinin
  • Bruno Ricciardi Silveira

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v7i3.283

Palavras-chave:

Anestesiologia, Cirurgia, Fraturas, Membro Inferior, Anestesia

Resumo

Introdução: A escolha da técnica anestésica para correção de uma fratura deve considerar a lesão, as condições do paciente, a presença de possíveis comorbidades associadas, dentre outros fatores que são capazes de influenciar não somente o resultado da cirurgia, mas também a necessidade de sedação. Ainda, o resultado esperado para cada caso deve ser considerado, respeitando as condições disponíveis em cada Serviço. Objetivo: a proposta deste estudo foi revisar ensaios clínicos que avaliaram técnicas anestésicas utilizadas em cirurgias de membro inferior. Método: A base de dados escolhida para seleção dos trabalhos foi a PUBMED, empregando a seguinte estratégia de busca: (tibia[title] OR femur[title] OR fibula[title]) AND (anesthesia[title] OR anaesthesia[title]). Resultados: Foram selecionados para revisão 10 artigos publicados entre os anos de 1978 e 2018. Conclusões: Descreveu-se a superioridade da raquianestesia sobre a anestesia geral em termos de mortalidade de pacientes no pós-operatório, e a superioridade da cetamina à anestesia geral também em termos de mortalidade pós-operatória. Não foram notadas diferenças entre a modalidade anestésica com ou sem a adição de opioides intratecais, e a diferença de saturação de oxigênio não estaria fortemente ligada ao tipo de anestesia, e que a mesma seria específica para cada paciente. O bloqueio da fáscia ilíaca ofereceu analgesia superior em comparação com o fentanil intravenoso em pacientes com fratura de fêmur antes do posicionamento para raquianestesia, e que o Wide Awake Local Anesthesia Without Tourniquet poderia ser considerado uma opção adequada para a remoção do material de síntese distal da fíbula, apresentando importantes vantagens clínicas e econômicas em relação à anestesia loco-regional tradicional com torniquete.

Biografia do Autor

Liliana Grando Alberto

Serviço de Anestesiologia. Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF)

Carolina Izzo Piccinin

Serviço de Anestesiologia. Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) Serviço de Anestesiologia. Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF)

Bruno Ricciardi Silveira

Serviço de Anestesiologia. Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF)

Downloads

Como Citar

Alberto, L. G., Piccinin, C. I., & Silveira, B. R. (2021). Técnicas anestésicas em cirurgias de membro inferior: revisão dos principais ensaios clínicos. International Journal of Health Management Review, 7(3). https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v7i3.283

Edição

Seção

Artigos