Diagnóstico Sociolaboral e de Saúde dos Trabalhadores Rurais do Entorno do Distrito Federal: Em Busca de Identificar um Perfil

Autores

  • Aldira Guimarães Duarte Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)
  • Angel Mariana Alvarenga Chamiço Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)
  • Carlos Federico Domínguez Avila Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia - EUROAM, Distrito Federal (Brasil)
  • Senilde Alcântara Guanães Integração Latino-Americana - UNILA, Paraná (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i1.105

Palavras-chave:

Saúde dos trabalhadores rurais, Saneamento Básico, Adoecimento, Acidentes, Equipamento de Proteção Individual.

Resumo

Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido com 41 trabalhadores rurais todos participantes da feira AgroBrasília. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista estruturada, durante o mês de maio de 2015 e analisados com base no questionário que foi separado em três grandes grupos (dados socioeconômicos, saneamento básico e saúde do trabalhador rural) e referencial sobre os temas abordados. O objetivo é identificar o perfil dos trabalhadores rurais frequentadores da Feira Internacional dos Cerrados - AgroBrasília. A partir desta pesquisa observou-se que estes trabalhadores rurais, estão expostos e vulneráveis ao processo de adoecimento. Ademais, correm riscos de acidentes por condições inadequadas de trabalho e mau uso dos Equipamentos de Proteção Individual. Sugerem-se estudos que possam contribuir para a construção de propostas que visem à melhoria da qualidade de vida e saúde desses trabalhadores rurais.

Biografia do Autor

Aldira Guimarães Duarte, Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)

Doutora pela Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil). Professora pela Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)

Angel Mariana Alvarenga Chamiço, Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)

Graduanda em Gestão de Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil)

Carlos Federico Domínguez Avila, Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia - EUROAM, Distrito Federal (Brasil)

Doutor pela Universidade de Brasília - UnB, Distrito Federal (Brasil). Professor pela Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia - EUROAM, Distrito Federal (Brasil).

Senilde Alcântara Guanães, Integração Latino-Americana - UNILA, Paraná (Brasil)

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo (Brasil). Professora pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, Paraná (Brasil)

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Duarte, A. G., Chamiço, A. M. A., Avila, C. F. D., & Guanães, S. A. (2015). Diagnóstico Sociolaboral e de Saúde dos Trabalhadores Rurais do Entorno do Distrito Federal: Em Busca de Identificar um Perfil. International Journal of Health Management Review, 2(1), 19–47. https://doi.org/10.37497/ijhmreview.v2i1.105

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)